quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Profissão ? Mãe !


A cena é corriqueira.
preenchendo um cadastro qualquer, a mocinha lhe pergunta: Profissão ?
5 segundos de silêncio, você olha para os lados, olha para cima como se esperasse uma intervenção divina, sabendo que ex alguma coisa ou futura outra coisa que estagnou na vida não será a melhor resposta...
Então com o rosto a essa altura já corado, você solta um tímido : sou SÓ mãe.
A mocinha nenhum pouco disposta a amenizar o seu lado, sentindo ali sua chance de pisar em alguém (considerando que ela é pisada o dia todo), fala alto, claro e em bom tom para quem quiser ouvir : Ah, vou colocar SÓ do lar então !
Para alguém que estudou 4 anos, trabalhando em dois empregos em busca de um título nobre, essa é a pior sensação do mundo.
Então você sai, pedindo que a terra abra um buraco e te engula.
Primeira questão: Por que é tão importante saber a sua profissão ?
Então será que em um hospital por exemplo, eles olham sua ficha, Ah ! ela é só mãe, pode esperar. Vamos atender primeiro a Advogada bem sucedida, afinal, ela tem muito oque fazer!
Segunda questão: Alguém ai já se pôs no lugar da SÓ mãe, uma vezinha sequer ?
Eu confesso que não.
Eu mesma, na época dos 2 empregos e faculdade, não entendia como minha mãe não tinha feito algo que eu pedi, afinal, ela só ficava em casa poxa ?
Pois se há mesmo a lei do retorno, cá estou eu colhendo os louros de cada desaforo que fiz a minha mãe.
Quando eu decidi que ficaria em casa cuidando do João, largando tudo pra depois, não imaginei que seria tão difícil.
Ser SÓ mãe, não lhe permite entrar as 8:00 e sair as 18:00. É uma jornada de 24 horas diárias.
Pode dar adeus aos feriados prolongados, viagens, festas e qualquer outro lugar que o pequenino não se sinta bem e confortável.
Ficar doente ? Não tenho tempo pra isso ! Então você acha mesmo que pode entregar ao pimpolho um atestado de 2 dias dizendo que você precisa de repouso, e ele prontamente sumirá da sua frente ?
Dormir ? oque é isso ?
Se ele não dorme, você não dorme. Se ele dorme, você não dorme ou porque tem a casa toda pra cuidar, ou porque está achando muito estranho ele dormir tanto, e acha melhor ficar do lado dele vendo se a barriga sobe e desce ao respirar, pra se certificar que está tudo bem.
Comer? a incrível técnica das 2 colheradas !
Tem ainda a cobrança que vem de todas as partes. Você não pode se descuidar, afinal, seu marido precisa de atenção, quer a mulher bonita ! Ou você será trocada. Sempre tem uma desgraçada que conhece uma infeliz que passou por isso. E quando você está toda descabelada, de pijama, com os peitos vazando, ela solta essa fábula pra te animar.
Esqueça as tardes que passava se cuidando, fazendo as unhas, cabelo, depilação, esfoliação...
Com sorte vc poderá tomar um banho rápido.
E depois de tudo isso, vc ainda ter que ouvir : Mas vc só fica em casa ?
Alguém aí quer trocar ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário